Dica para empreendedores: como definir o seu nicho de mercado

Um dos pilares para o sucesso do seu negócio é ter um nicho bem definido. Um nicho é a área de atuação de qualquer pessoa ou empresa e é composto por um público com determinadas características e potencial para comprar o produto promovido. Ele pode ser amplo ou específico, mas o mais importante é que ele pode estar relacionado com as áreas do seu interesse e que você possui maior conhecimento para atuar.

Para explorar bem um nicho, é necessário entender muito sobre o mercado e focar o máximo possível nas demandas que ele exige. Desta forma, você aprende melhor onde estão os seus compradores, o que eles querem e como o produto deve ser apresentado para eles. Com o tempo, você vai desenvolver habilidades para explorar melhor esse nicho e torná-lo cada vez mais lucrativo. Em outras palavras, você será capaz de oferecer uma solução “quase perfeita” para um problema de um grupo específico de pessoas.

Conheça seu potencial e suas habilidades, olhe ao seu redor, identifique problemas e encontre soluções para os nichos que você tem afinidade.

Um dos problemas que podem te deixar longe do sucesso é tentar abraçar vários nichos ao mesmo tempo.

Temos algumas perguntas para ajudar a definir o seu Nicho

Quais são suas principais atividades fora do trabalho?
Quais atividades você sempre gostou, mas deixou de praticar por falta de tempo?
Seus amigos sempre te pedem ajuda sobre algum assunto? Que assunto é esse?
Quais são os assuntos ou atividades que você domina?
Sobre o que você mais gosta de conversar?
Se não existisse dinheiro, o quê você gostaria de fazer por prazer?

Busque por suas paixões e Hobbies e se você ainda não tem nenhum, pode ser um bom momento para começar!

Quer obter um alcance maior de divulgação para os seus produtos ou serviços? Aprenda no artigo: como criar um bom website.